O Serviço de Gestão Académica é responsável por gerir os processos administrativos relativos ao acesso, inscrição, percurso e aproveitamento escolar dos estudantes da Universidade, nomeadamente procedendo à organização administrativa dos registos e à emissão de certificados e diplomas, bem como realizar o atendimento aos estudantes nos campi de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães).
Para além do serviço de atendimento presencial, por videochamada, correio eletrónico ou telefone, na ordem dos 150.000/ano, o Serviço disponibiliza, através deste Portal Académico, informações e serviços diversificados a estudantes e candidatos.
Desde julho de 2012 que Serviço de Gestão Académica (anteriormente designado Serviços Académicos) é uma entidade certificada ao nível do sistema de gestão da qualidade implementado com base na Norma NP EN ISO 9001, a qual constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade através do reconhecimento do esforço das organizações em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.
Atendimento ao Público
Presencial
| Serviço de Gestão Académica Campus de Gualtar4710-057 Braga
| Segunda a Sexta-feira: 09h00 - 12h00
| Apenas são aceites pagamentos através de cartão de débito/crédito. Em períodos de elevada afluência de utentes, poderá ser interrompida pontualmente a distribuição de senhas para atendimento de forma a permitir que os utentes com senha possam ser atendidos dentro do horário de atendimento do Serviço.
Atendimento prioritário a pessoas com deficiência ou incapacidade (grau igual ou superior a 60% reconhecido em atestado multiusos), pessoas idosas (idade igual ou superior a 65 anos), grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo (até 2 anos de idade).
|
UMinho Balcão Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
| Segunda a Sexta-feira: 09h00 - 12h00 Encerrado entre 12 e 23 de agosto de 2024
|
Videochamada (Microsoft Teams)
| Serviço de Gestão Académica (Graduação) Serviço de Gestão Académica (Pós-Graduação)
| Segunda a Sexta-feira: 14h00 - 17h00
| Em tempo real, se o operador disponível. Serviço exclusivo para estudantes e ex-estudantes da UMinho.
Graduação destina-se a assuntos de licenciatura e mestrado integrado.
Pós-Graduação destina-se a assuntos de especialização, mestrado e doutoramento.
|
Correio Eletrónico
| graduacao@usga.uminho.pt pos.graduacao@usga.uminho.pt
| -
| Resposta prevista no prazo máximo de 48 horas. Graduação destina-se a assuntos de licenciatura e mestrado integrado. Pós-Graduação destina-se a assuntos de especialização, mestrado e doutoramento.
|
Secretaria Eletrónica (Portal Académico)
| Pedidos > Novo pedido
| -
| Serviço exclusivo para estudantes e ex-estudantes da UMinho.
|
Telefónico
| +351 253 604 110
| Segunda a Sexta-feira: 09h30 - 12h00 e 14h00 -17h00
| Não sendo possível comprovar a identidade de quem efetua a chamada, não são facultadas informações relativas ao processo individual de estudante.
|
Contactos Gerais
Serviço de Gestão Académica da Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Telefone: +351 253 604 110
Fax: +351 253 601 421
Inquéritos de Avaliação da Satisfação
Resultados do ano de 2023