Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Académico
Ajuda

Portal Académico

Outros Cursos e Formações
Portal Académico > PT > Candidatos > Outros Cursos

 Outros Cursos e Formações

​A Universidade do Minho oferece um conjunto alargado de cursos e formações não conferentes de grau.

​Formação pré-graduada
Curso de Preparação de Maiores de 23 Anos
Pretendendo continuar a dar resposta a uma necessidade de cidadãos que não tiveram oportunidade de fazer, em devida altura, um percurso escolar normal, que lhes permitisse aceder ao ensino superior, a UMinho oferece um Curso de Preparação de Maiores de 23 anos para Acesso ao Ensino Superior destinado aos que pretendem candidatar-se à UMinho através do Concurso Especial para Titulares das Provas para Maiores de 23 Anos.
Abrangendo a língua portuguesa (obrigatória) e uma disciplina específica, o Curso dispensa os interessados em candidatar-se ao ingresso na UMinho através do Concurso Especial para Titulares das Provas para Maiores de 23 Anos, no próprio ano em que obtêm aprovação no Curso, da realização da prova de Língua Portuguesa e da prova especifica, exigidas no âmbito do referido Concurso. 
Formação de segundo ciclo

​​Curso de formação especializada
Conjunto organizado de unidades curriculares, estruturadas em função de um objetivo de formação e próprias de um programa de formação ao nível de um segundo ciclo, com um mínimo de 15 créditos, podendo ser objeto de creditação ao nível da componente letiva de ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau de mestre.
Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
No caso específico do curso de formação especializada em Fundamentos para a Investigação Científica, contacte cursofundamentosinvestigacao@reitoria.uminho.pt
Curso de pós-licenciatura de especialização
Conjunto organizado de unidades curriculares, estruturadas em função de um objetivo de formação, que visa assegurar o desenvolvimento de competência científica, técnica, humana e cultural numa área específica.
Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
Formação de terceiro ciclo

Curso de Estudos Avançados
Conjunto organizado de unidades curriculares estruturadas em função de um objetivo de formação, próprias de um programa de estudos ao nível do terceiro ciclo, com um mínimo de 15 créditos, as quais podem ser objeto de reconhecimento ao nível da componente letiva de ciclos de estudos conducentes à obtenção do grau de doutor.
​​Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
​​Estágio Científico Avançado
Trabalho de investigação científica destinado a candidatos ao grau de doutor em outra instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, de acordo com um projeto aprovado pelo Conselho Científico da Escola/Instituto e que se integra num dos ramos de conhecimento e numa sua especialidade, caso exista, em que a Escola/Instituto confere o grau de doutor.
Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
​Formação de pós-doutoramento
​​Pós-doutoramento
Trabalho avançado de investigação científica, por titulares do grau de doutor, nacionais ou estrangeiros. Integra-se num dos ramos de conhecimento e numa especialidade, caso exista, em que a Escola/Instituto confere o grau de doutor.
Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
​​Cursos breves

Cursos breves creditados
Cursos com menos de 15 créditos, aprovados e certificados pela UMinho, podendo ser, ou não, simultaneamente reconhecidos e certificados por ordens ou entidades profissionais.
Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
​​Cursos breves não creditados
Cursos com uma duração e carga de trabalho do formando calculadas por analogia com os cursos creditados, aprovados e certificados pelo Conselho Científico/Conselho Técnico-Científico da Escola/Instituto, podendo ser, ou não, simultaneamente reconhecidos e certificados por ordens ou entidades profissionais.
Para mais informações​ consulte os sites das Escolas e Institutos​​.
​Unidades curriculares isoladas
​Unidades curriculares integrantes do plano curricular de um ciclo de estudos, frequentadas por uma pessoa não inscrita num ciclo de estudos da UMinho e que, embora passíveis de serem creditadas nos termos da lei, não dão a quem as frequenta direito de acesso àquele ciclo de estudos.