Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Académico
Ajuda

Portal Académico

Suplemento ao Diploma
Portal Académico > PT > Estudantes > Programas de Mobilidade > Suplemento ao Diploma

 Suplemento ao Diploma

O Suplemento ao Diploma, que se enquadra nas recomendações da Declaração de Bolonha, torna-se num dos instrumentos primordiais para facilitar a mobilidade e a empregabilidade dos diplomados. A finalidade do Suplemento é fornecer dados independentes suficientes para promover a transparência internacional e um reconhecimento justo, académico e profissional, das qualificações (diplomas, graus, certificados, etc.). O Suplemento foi concebido para proporcionar uma descrição da natureza, nível, contexto, conteúdo e estatuto dos estudos efectuados e devidamente concluídos pelo indivíduo mencionado no diploma ou certificado original, ao qual o Suplemento é apenso.

A Universidade do Minho, reconhecendo a importância e valor acrescentado desta ferramenta para o aumento da competitividade global dos seus licenciados, foi a primeira instituição de ensino superior em Portugal a emitir o Suplemento ao Diploma. Todos os estudantes da UM recebem gratuitamente o Suplemento ao Diploma, em português e inglês, apenso à respectiva Carta de Curso.

É importante salientar que a UM é a única universidade portuguesa, ​​neste momento, cujo Suplemento ao Diploma é acreditado pela Comissão Europeia, sendo 1 das 28 instituições europeias a quem foi atribuído o Diploma Supplement Label.

Todos os períodos de estudo efetuados no estrangeiro ao abrigo das iniciativas várias de mobilidade internacional oferecidas aos alunos da UM são devidamente salvaguardados e formalmente reconhecidos no Suplemento ao Diploma da UM. Para mais informações consultar http://www.saum.uminho.pt ou contactar os SRI