Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Académico
Ajuda

Portal Académico

Opção UMinho
Portal Académico > PT > Estudantes > Opção UMinho

 Opção UMinho

​​A criação da Opção UMinho visa promover a criatividade e o pensamento reflexivo e  crítico  necessários  à  análise dos  problemas contemporâneos, à geração de soluções inovadoras e sustentadas e à participação plena e ativa dos estudantes na sociedade.

A Opção UMinho funciona em regime semestral, no 1º ou no 2º semestres, conforme o plano de estudos dos cursos,  correspondendo‐lhe um total de 5 ou 6 ECTS e um número anualmente variável de unidades curriculares oferecidas pelas diferentes Escolas/Institutos.

A inscrição dos estudantes na Opção UMinho é realizada no Portal Académico em simultâneo com o processo de inscrição no ano letivo.


Inscrição no Ano Letivo 2017/2018

Período de Inscrição:
04 de setembro (a partir das 14h00) a 08 de setembro

Local de inscrição:
Portal Académico (https://alunos.uminho.pt)

Procedimentos:
Realizando-se a escolha das unidades curriculares (UCs) específicas de Opção UMinho em simultâneo com o processo de inscrição no ano letivo, a ordem de inscrição é o único critério utilizado para o preenchimento de vagas dessas UCs.
No processo de inscrição terá que ser selecionada uma UC de Opção UMinho, dentro do elenco de UCs com vaga disponível nesse momento.
As UCs de Opção UMinho são oferecidas em ambos os campi (Gualtar e Azurém) e em ambos os regimes de funcionamento (laboral e pós-laboral).
Para garantir a inscrição na UC pretendida recomenda-se a realização da inscrição no ano letivo o mais cedo possível.

Alerta-se que:
1) a inscrição na Opção UMinho se destina exclusivamente a alunos cujos planos de estudos tenham esta UC, não sendo possível a sua inscrição como extracurricular ou como opção livre;
2) As UCs de opção que não tenham um mínimo de 20 alunos inscritos não reúnem condições de funcionamento.

Atendendo a que os Serviços Académicos procedem regularmente à atualização/retificação das inscrições devido a processos administrativos pendentes (processos de creditação, pautas, inscrições fora de prazo, entre outros) recomenda-se que consulte, com regularidade, a sua inscrição neste Portal.