Quem se pode candidatar?
Podem candidatar-se todos os alunos que estejam formalmente inscritos num curso de 1º, 2º ou 3º ciclos, na Universidade do Minho ou numa das Universidades Parceiras. Por favor consultar os critérios de elegibilidade no Guia de Candidatura.
Para que países/universidades posso ir?
Por favor consultar a lista de países/Universidades Parceiras no Guia de Candidatura.
Quanto tempo dura o intercâmbio?
Por favor consultar o Guia de Candidatura.
Tenho que pagar propinas na Universidade de acolhimento?
Não, os alunos Erasmus+ estão isentos do pagamento de propinas ou outras taxas de inscrição na Universidade de acolhimento. São, porém, obrigados a continuar a pagar as propinas na Universidade de origem.
Se participar neste intercâmbio, tenho que me inscrever na Universidade de origem?
Sim, deverá obrigatoriamente inscrever-se na Universidade de origem como sempre fez. Aliás, o não cumprimento deste procedimento formal impedirá o reconhecimento académico do período de mobilidade. Um estudante de mobilidade deve estar obrigatorieamente inscrito, com incrição regular, na Universidade de origem aquando da candidatura e aquando da concretização da mobilidade.
Quem escolhe as unidades curriculares que vou frequentar na Universidade de acolhimento?
Todas as áreas de estudo têm um Coordenador Académico na Universidade de origem, que a/o orientará na escolha do plano de estudos juntamente com o Coordenador Académico na Universidade de acolhimento, que também a/o apoiará durante a sua estada. O plano de estudos é acordado antes de partir, sendo elaborado um Contrato de Estudos ("Learning Agreement for Studies"), que é assinado pela/o estudante e pelos Coordenadores Académicos e Institucionais de ambas as Universidades.
Onde sou avaliado(a)?
É avaliado/a na Universidade de acolhimento, devendo submeter-se às metodologias de avaliação impostas pela mesma.
O período de estudos que frequentar noutro país substitui o período equivalente na Universidade de origem?
Sim, terá pleno reconhecimento académico desde que conclua com aproveitamento o seu plano de estudos na Universidade de acolhimento. No final do período de mobilidade, a Universidade de acolhimento envia o "Transcript of Records" à Universidade de origem, com as suas classificações e os correspondentes créditos, com o qual o seu Coordenador Académico na Universidade de origem dará início ao processo de reconhecimento académico.
Qual é o valor das Bolsas de Mobilidade ICM?
As bolsas ICM contemplam dois tipos de apoio financeiro: Apoio Individual e Contribuição para Viagem. O valor total das bolsas varia consoante o país onde se realiza a mobilidade. Convém salientar que as bolsas Erasmus+ não são bolsas de subsistência, mas sim bolsas de mobilidade, que pretendem, unicamente, colmatar a diferença entre o nível de vida do país de origem e o país de acolhimento. Assim, as bolsas Erasmus+ não se destinam a cobrir a totalidade das despesas normais de subsistência do estudante, mas sim as despesas suplementares, resultantes da realização de um período de estudos noutro país. Os participantes não podem beneficiar de outras bolsas financiadas por fundos comunitários. Para informação específica sobre os valores, por favor consultar o Guia de Candidatura.
Se eu já receber uma bolsa de estudo posso receber também a Bolsa ICM?
Sim, desde que a bolsa que recebe não seja financiada pela União Europeia/Comissão Europeia. Os estudantes da UMinho que se candidatem e sejam bolseiros de um projeto I&D (exemplo: FCT ou outra entidade financiadora) terão de apresentar um comprovativo em como são elegíveis para participar no programa e receber Bolsa Erasmus+ cumulativamente à Bolsa que já auferem.
Onde me posso candidatar?
Antes de se candidatar deverá informar-se sobre as Universidades para onde gostaria de ir. Além disso, deve interagir com o seu Coordenador Académico na Universidade de origem, de forma a obter informação/orientação relativamente às condições de viabilidade académica para efetuar um período de mobilidade na(s) universidade(s) da sua escolha, salvaguardando eventuais requisitos académicos e linguísticos. As candidaturas são obrigatoriamente submetidas online. Por favor consulte o Guia de Candidatura (ver informações acima).
Quais são os critérios de seleção?
A seleção final de candidatos é feita pela UMinho, após validação dos candidatos pela instituição de origem e acolhimento, respetivamente. Um júri, composto por 3 elementos da UMinho reunirá e decidirá a atribuição final das bolsas, tendo em conta critérios como: mérito académico, relevância do plano de trabalho, distribuição equilibrada de bolsas entre as Universidades parceiras, equilíbrio de género, entre outros. Os resultados serão comunicados via email e serão publicados em
https://alunos.uminho.pt/PT/estudantes/programasmobilidade/Paginas/ICM.aspx