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Procedimentos de Candidaturas
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Procedimentos e Prazos de Candidatura a Mobilidade

​​​​Os estudantes internacionais que desejam efetuar um período de intercâmbio/mobilidade na Universidade do Minho devem realizar os passos descritos em baixo.

MOBILIDADE DE ESTUDOS:

PASSO 1: Criar uma conta começando por realizar o seu registo na seguinte página https://uminho.moveonfr.com/locallogin/64b8f5cba0183bbd72072815/por
 
PASSO 2: Após a ativação de conta, o estudante pode iniciar a candidatura online efetuando o login com as credenciais criadas no passo 1 em https://uminho.moveonfr.com/form/64b8f5cba0183bbd72072815/por

PASSO 3: Após realizar o login, o estudante acederá ao portal de candidatura, onde são mostradas as candidaturas em aberto e a si associadas. O estudante pode dar início ao processo de candidatura, clicando em “Start” de “Candidatura para os Estudantes Incoming”. 

PASSO 4: Os estudantes devem ler, cuidadosamente, todas as instruções, preencher todas as secções/ informações pedidas e carregar todos os documentos obrigatórios no formulário de candidatura.

DOCUMENTOS DE CARREGAMENTO OBRIGATÓRIO:
Por favor, a boa qualidade dos documentos deve ser garantida.
  • Contrato de Estudos, que necessita estar assinado e datado pelo estudante e instituição de origem:
  • Digitalização do documento de identificação/Passaporte (formato pdf)
  • Registo Académico da Instituição de Origem (formato pdf)
  • Fotografia [formal, a ser utilizada no cartão de identificação] (formato jpeg)

PRAZOS DE NOMEAÇÃO:
  • de 1 de março a 30 de abril (para o 1º semestre e para todo o ano letivo) 
  • de 1 de setembro a 30 de setembro (para o 2º semestre)
A nomeação dos estudantes é realizada via e-mail para o endereço: incoming@usai.uminho.pt

PRAZOS DE CANDIDATURA:
  • de 1 de março a 15 de maio (para o 1º semestre e para todo o ano letivo) 
  • de 1 de setembro a 15 de outubro (para o 2º semestre)
A candidatura dos estudantes é realizada exclusivamente via formulário de candidatura online. 


MOBILIDADE DE ESTÁGIO:

PASSO 1: Pré-Registo em https://alunos.uminho.pt/PT/estudantesin/Paginas/Candidaturas.aspx
 
PASSO 2: Preenchimento do formulário de candidatura disponível em https://alunos.uminho.pt/PT/private/secretariaeletronica/Paginas/Candidaturas.aspx após efetuar o login com as credenciais criadas no passo 1 e escolher a opção “Candidatura para Programas de mobilidade/intercâmbio da Universidade do Minho”

 PASSO 3: Carregamento de documentos obrigatórios
Os documentos em baixo devem ser carregados no final da candidatura (por favor garantir que os mesmos têm boa qualidade):
  • Contrato Estágio, que necessita estar assinado e datado pelo estudante e instituição de origem [preferencialmente, o modelo a ser carregado deve ser o do Online Learning Agreement (OLA), caso não seja possível a utilização desse modelo podem ser usados, em alternativa, o modelo disponibilizado pela UMinho ou pela Instituição de Origem] (formato pdf)
  • Digitalização do documento de identificação/Passaporte (formato pdf)
  • Registo Académico da Instituição de Origem (formato pdf)
  • Fotografia [formal, a ser utilizada no cartão de identificação] (formato jpeg; max. 45kb)

PRAZOS DE CANDIDATURA:
  • de 1 a 15 de janeiro
  • de 1 a 15 de março
  • de 1 a 15 de junho
  • de 1 a 15 de setembro
Muito importante: os candidatos à realização de um estágio têm de submeter a sua candidatura online, completa, pelo menos 60 dias antes da data de inicio planeada para o período de mobilidade


As candidaturas serão avaliadas pelo Serviço de Apoio à Internacionalização e pelo Coordenador Académico de Mobilidade responsável. Os estudantes deverão aguardar pela aceitação oficial da Universidade do Minho, que será comunicada por email. 


Aquando da sua chegada, os estudantes de​verão contactar o SAI e o seu coordenador local, para definirem o seu programa de estudos final. Posteriormente, deverão preencher os formulários de inscrição no SAI para obterem o cartão de estudante com o número de identificação. 

Se os estudantes não fizerem esta inscrição não terão acesso aos serviços da Universidade, nomeadamente à biblioteca, plataforma de elearning, wi-fi e às salas de informática. 

Documentos para inscrição: 
  • Cartão Europeu de Seguro de Doença, PB-4 ou Seguro de Saúde Privado 
  • Visto de estudante (quando aplicável)​