Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Académico
Ajuda

Portal Académico

Serviço de Gestão Académica
Portal Académico > PT > Serviço de Gestão Académica

 Serviço de Gestão Académica

Serviço de Gestão Académica é responsável por gerir os processos administrativos relativos ao acesso, inscrição, percurso e aproveitamento escolar dos estudantes da Universidade, nomeadamente procedendo à organização administrativa dos registos e à emissão de certificados e diplomas, bem como realizar o atendimento aos estudantes nos campi de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães).

Para além do serviço de atendimento presencial, por videochamada, correio eletrónico ou telefone, na ordem dos 150.000/ano, o Serviço disponibiliza, através deste Portal Académico, informações e serviços diversificados a estudantes e candidatos.

Desde julho de 2012 que Serviço de Gestão Académica (anteriormente designado Serviços Académicos) é uma entidade certificada ao nível do sistema de gestão da qualidade implementado com base na Norma NP EN ISO 9001, a qual constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade através do reconhecimento do esforço das organizações em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

Em março de 2022 o Serviço viu essa certificação renovada pela AENOR.

AENOR_SA_R.png 




Atendimento ao Público

​Modalidade de Atendimento
Contacto
Horário
​Observações
Presencial 

​​Serviço de Gestão Académica
Campus de Gualtar
4710-057 Braga 
Segunda a Sexta-feira:  09h00 - 12h00
Apenas são aceites pagamentos através de cartão de débito/crédito.
Em períodos de elevada afluência de utentes, poderá ser interrompida pontualmente a distribuição de senhas para atendimento de forma a permitir que os utentes com senha possam ser atendidos dentro do horário de atendimento do Serviço.
Atendimento prioritário a pessoas com deficiência ou incapacidade (grau igual ou superior a 60%  reconhecido em atestado multiusos), pessoas idosas (idade igual ou superior a 65 anos), grávidas e pessoas acompanhadas de crianças de colo (até 2 anos de idade).

​UMinho Balcão
Campus de Azurém
4800-058 Guimarães
Segunda a Sexta-feira:  09h00 - 12h00
Encerrado entre 16 e 26 de agosto de 2022
Videochamada (Microsoft Teams)
​​Serviço de Gestão Académica (Graduação)
​​Serviço de Gestão Académica (Pós-Graduação)
​​Segunda a Sexta-feira: 14h00 - 17h00
​Em tempo real, se o operador disponível.
Serviço exclusivo para estudantes e ex-estudantes da UMinho.
Graduação destina-se a assuntos de licenciatura e mestrado integrado.
Pós-Graduação destina-se a assuntos de especialização, mestrado e doutoramento.
Microsoft Teams ajuda
Correio Eletrónico
​graduacao@usga.uminho.pt
pos.graduacao@usga.uminho.pt


-
​Resposta prevista no prazo máximo de 48 horas.
Graduação destina-se a assuntos de licenciatura e mestrado integrado.
Pós-Graduação destina-se a assuntos de especialização, mestrado e doutoramento.
​Secretaria Eletrónica (Portal Académico)
Pedidos > Novo pedido
​-
​​Serviço exclusivo para estudantes e ex-estudantes da UMinho.
​​Telefónico
​​+351 253 604 110
​​Segunda a Sexta-feira:  09h30 - 12h00 e 14h00 -17h00  
​Não sendo possível comprovar a identidade de quem efetua a chamada, não são facultadas informações relativas ao processo individual de estudante.
 

Contactos Gerais

​​Serviço de Gestão Académica da Universidade do Minho
Campus de Gualtar
4710-057 Braga 

Telefone: +351 253 604 110
Fax: +351 253 601 421


Inquéritos de Avaliação da Satisfação

Resultados do ano de 2021