Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Académico
Ajuda

Portal Académico

Renovações de Inscrição e Reinscrições
Portal Académico > PT > Estudantes > Matrículas e Inscrições > Mestrados > Renovações de Inscrição e Reinscrições

 Renovações de Inscrição e Reinscrições em Mestrado

Ano letivo 2018/2019

Período de inscrição
Cursos com início de funcionamento no 1º semestre do ano letivo: 3 de setembro (a partir das 14h00)  a 7 de setembro de 2018
Cursos com início de funcionamento no 2º semestre do ano letivo: 18 a 22 de fevereiro de 2019

Local de inscrição
Portal Académico

Documentos necessários
Documento de identificação civil e fiscal, se a validade tiver sido ultrapassada
B​oletim individual de saúde, se a validade da vacina antitetânica tiver sido ultrapassada

Nestas situações os documentos devem ser submetidos através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, em Pedidos > Novo Pedido > Alteração de Dados Pessoais.

Custos de inscrição
Taxa de inscrição: 26 euros
Taxa de matrícula (se aplicável): 100 euros
Quota da Associação Académica (facultativo): 12 euros 

Informação adicional
A realização da reinscrição através do Portal Académico apenas é possível para os alunos que estiveram inscritos no ano letivo anterior: 
-    No 1º ano e pretendem concluir a componente curricular; 
-    No 2º ano (pela primeira vez) e pretendem reinscrever-se para término da tese. 

A proposta de inscrição apresentada no Portal Académico poderá conter algumas das anomalias abaixo indicadas, resultantes da reestruturação dos cursos e planos de estudos e/ou de pautas ou processos de creditação em falta: 
-    Ausência de classificações (unidades curriculares realizadas, normalmente ou por creditação, que constem como não efetuadas); 
-    Proposta de inscrição no 1º ano do curso tendo já concluído a componente curricular; 
-    Inscrição no 2º ano do curso quando pretende frequentar a 2ª parte do regime parcial do 1º ano. 

Atendendo a que os Serviços Académicos procedem regularmente à atualização/retificação das inscrições no Portal Académico, a comunicação de anomalias à inscrição deverá ser efetuada apenas após o dia 31 de outubro (para cursos iniciados no 1º semestre) ou 31 de março (para cursos iniciados no 2º semestre). Até essa data deverá consultar o Portal Académico para acompanhar eventuais alterações à sua inscrição.

As anomalias que persistirem após a data indicada devem ser apresentadas através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, em Pedidos > Novo Pedido > Diversos > Pedido Genérico > Anomalias de inscrição.

Ficam excluídas do processo de inscrição online as seguintes situações: 
-    Reinscrição por interrupção do curso (1º ou 2º ano), a qual terá que ser requerida até 30 dias (seguidos) após o início do respetivo ano letivo (exceto mestrados profissionalizantes);
-    Reinscrição sem interrupção no 2º ano (sem ser a primeira vez), a qual terá que ser requerida no decorrer do mês subsequente à data limite de entrega da dissertação.

Nestas situações, deverá ser requerida a reinscrição junto dos Serviços Académicos, preferencialmente através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, em Pedidos > Novo Pedido > Diversos > Pedido Genérico > Reinscrição.

Após notificação da decisão, a inscrição será realizada presencialmente, na Secretaria dos Serviços Académicos.