Os pedidos de creditação de formação prévia deverão ser apresentados no prazo de 20 dias úteis após a realização da inscrição no ano letivo, conforme disposto no Regulamento Académico, através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, em Pedidos > Novo Pedido > Diversos > Pedido genérico > Creditação de formação académica, anexando os seguintes documentos:
- Certidão com a classificação final do curso, caso possua curso superior completo;
- Certidão de habilitações das unidades curriculares efetuadas;
- Certidão de conteúdos programáticos e cargas horárias das unidades curriculares efetuadas;
- Outros elementos de interesse para a apreciação do pedido;
Caso se trate de formação académica realizada na UMinho, não é necessária a apresentação das certidões mencionadas.
Tentei submeter o meu pedido de creditação através da Secretaria Eletrónica, mas os ficheiros que pretendo anexar excedem o tamanho permitido. Como devo proceder?
Primeiramente deverá tentar compactar os ficheiros de modo a conseguir adicioná-los ao pedido.
Caso não seja de todo possível, deverá adicionar ao pedido na Secretaria Eletrónica os ficheiros que conseguir, anotando no campo de “Observações” que os restantes documentos serão enviados por
email. De seguida, envie os documentos em falta, juntamente com o comprovativo de registo do pedido na Secretaria Eletrónica, para o email
geral@usga.uminho.pt.
Pretendo apresentar um pedido de creditação de experiência profissional. Como devo proceder?
Os pedidos de creditação de experiência prévia deverão ser apresentados no prazo de 20 dias úteis após a realização da inscrição no ano letivo, conforme disposto no Regulamento Académico, através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, em Pedidos > Novo Pedido > Creditação > Creditação de experiência profissional, anexando os seguintes documentos:
- Documento que identifique a atividade e que descreva o teor, a duração e as condições de realização da experiência profissional;
- Certidão da entidade patronal que comprove essas informações;
- Outros elementos de interesse para a apreciação do pedido.
A apresentação deste pedido está sujeita ao pagamento dos
emolumentos respetivos , após registo do mesmo, na área
O meu perfil > Pagamentos do Portal Académico.
Como posso solicitar a reapreciação da creditação que me foi concedida?
Na sequência da resposta obtida a pedido de creditação previamente apresentado pode, se assim o entender, solicitar fundamentadamente a reapreciação desse pedido através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, opção
Pedidos > Novo Pedido > Diversos > Pedido genérico > Reapreciação de creditações.
Salvaguarda-se que, conforme disposto no Regulamento Académico, o pedido de creditação de formação e de experiência profissional não é passível de mais do que um pedido de reapreciação.
Pretendo prescindir da creditação que obtive a uma unidade curricular. Como devo proceder?
De acordo com o Regulamento Académico, caso pretenda prescindir da creditação obtida a uma (ou mais) unidade(s) curricular(es), dispõe de 5 dias após a notificação da decisão de atribuição da creditação para o solicitar através da Secretaria Eletrónica do Portal Académico, opção
Pedidos > Novo Pedido > Diversos > Pedido genérico > Outros assuntos, indicando concretamente o que pretende e qual(ais) a(s) unidade(s) curricular(es) em causa.
São liminarmente recusados os pedidos apresentados fora de prazo.